domingo, 21 de setembro de 2008

uma visita pela "oldtown"

Este fim de semana fui finalmente conhecer o centro de San Diego, ou melhor parte dele! Já que a cidade, não sendo enorme, está bastante espalhada. Fui passear na "oldtown". Mais concretamente o Gaslamp quarter. Esta é a zona mais movimentada da cidade. É "o" spot para diversão e restaurantes. Lá perto encontrei o mítico USS Midway (1945-92). Assim nomeado depois da batalha do Atol do Midway. Um porta-aviões impressionante que agora serve de museu. Infelizmente quando cheguei já estava fechado, mas tenho, definitivamente, que lá voltar! Segundo li, este foi o primeiro navio demasiado grande para atravessar o canal do Panamá.

Entretanto continuo sem casa - definitiva quero eu dizer, pois não estou a dormir na rua - mas estou cada vez menos preocupado com isso. Talvez esteja a entrar no espírito descontraído com que esta gente leva a vida... Claro que não me posso esquecer que foi essa descontracção que 6 meses antes do Midway os liquidou em Pearl Harbor...

Em relação ao trimestre académico, afinal é para isso que cá estou, as minhas escolhas preliminares apontam para 3 cadeiras todas elas da classe das graduate courses. Não quero ser muito maçador mas acho que vale a pena fazer um parêntesis para explicar, mais ou menos, como as coisas funcionam: há que completar 48 unidades de crédito antes de avançar com o preliminary exam. No caso dos alunos com mestrado, é-lhes permitido que peçam equivalências das cadeiras feitas anteriormente e diminuam drasticamente os créditos a completar. Como o meu cérebro está algo enferrujado vou dispensar esta facilidade e disfrutar de algumas cadeiras que me podem vir a ser bastante úteis na investigação. Completarei neste trimestre, se Deus Nosso Senhor me ajudar, 12 unidades de crédito. A saber, as cadeiras são:

250. Random Processes (4)     Random variables, probability distributions and densities, characteristic functions. Convergence in probability and in quadratic mean, Stochastic processes, stationarity. Processes with orthogonal and independent increments. Power spectrum and power spectral density. Stochastic integrals and derivatives. Spectral representation of wide sense stationary processes, harmonizable processes, moving average representations. Prerequisite: ECE 153 or equivalent or consent of instructor. (F)

271A. Statistical Learning I (4)    Bayesian decision theory; parameter estimation; maximum likelihood; the bias-variance trade-off; Bayesian estimation; the predictive distribution; conjugate and noninformative priors; dimensionality and dimensionality reduction; principal component analysis; Fisher’s linear discriminant analysis; density estimation; parametric vs. kernel-based methods; expectation-maximization; applications. Prerequisite: ECE 109. (F)

275A. Parameter Estimation I (4)     Linear last squares (batch, recursive, total, sparse, psuedoinverse, QR, SVD); statistical figures of merit (bias, consistency, Cramer-Rao lower-bound, efficiency); maximum likelihood estimation (MLE); sufficient statistics; algorithms for computing the MLE including the expectation maximation (EM) algorithm. The problem of missing information; the problem of outliers. Prerequisites: ECE 109 and ECE 153 with grades of C– or better. (F)

Por falar em cadeiras, os exames (finals) também já estão marcados: 10, 11 e 12 de Dezembro. Só não sei quando me calham os midterms.

1 abraço deste que tanto vos quer, sou capaz de ir aí pelo Natal!
:-)

PS- uma menção honrosa para o Clube de Veteranos do Parque da Cidade, cuja delegação do Porto teve hoje mais uma numerosa (e briosa) prestação na meia-maratona.
PS2- Meira, a menção não é para ti, uma vez que mais uma vez não foste capaz de vencer a tua indolência e de te arrastar até à linha de partida
PS3- a delegação de San Diego, tem feito os primeiros treinos de adaptação - clima, humidade, altitude, enfim ... aquelas tretas - mas ainda não se sente em forma para competir!

5 comentários:

Anónimo disse...

José,

Não sei se o nosso amigo JPL assistiu este fim de semana aos jogos, no entanto e de forma a te manter informado... aqui fica
http://www.ojogo.pt/24-214/artigo748697.asp

um abraço,

LC

Anónimo disse...

Zé Maria,
O Tuga de que te falei (que apesar de se chamar Águia e ser Benfiquista - dois azares numa só pessoa - é muito simpático - não podia ter só defeitos!!!) vai-te ligar... acho eu!
Fico contente por estar tudo a correr bem!
As cadeiras que escolheste parece que, no mínimo, vão dar para desenferrujar o cérebro...! No meu caso teríam o efeito contrário: nó cego!
Boa sorte!
Beijinhos, Ana

Anónimo disse...

Vejo pelos conteúdos que são os temas básicos do índice geral das matérias que hás-de estudar no teu programa de doutoramento. Acho que fizeste bem em escolher essas cadeiras se, de facto, sentes que estás com o cérebro enferrujado.
Qualquer dúvida... tu sabes. Não é a mim que telefonas!!
Boa continuaçom. Força aí!
Forte abraço,

ML
Ass.: 0005

Anónimo disse...

Viva!

Zé, aproveita mas é essa experiencia.. e quando fores ao midway... tira umas fotos aos planes..aqui para o je !

um abraço

Anónimo disse...

Zezinho, na pretérita sexta tentei eviar-te uma MMS directamento do bairro alto...a MMS creio não ter chegado ao destino...Mas passo-te a resumir...:):)...presentes estavam, eu, principe, neca, velez, e um primo meu...discutia-se a prova de domingo, e eis quando o Principezinho, num assomo de orgulho a fugir para a vaidade, profere a seguinte frase: " eu tenho mais meias que o zé", ahahahah, de ir ás lágrimas:):)...no domingo,na demanda de repor um pouco de justiça e verdade, diz o seguinte:" mas o zé tem mais kms", ahahah, mt bom...
Quanto a mim, comentar-te que fiz o último treino de conjunto , com principe e joao maria...senti-os mt fraquinhos...e não quis participar, sob pena de os humilhar...outro factor foi a falta de calçado propicio a uma meia maratona:):).
Um forte abraço com saudade do Amigo