sábado, 13 de setembro de 2008

procura de casa e a nova idade dos porquês

Deveras mais ambientado à minha nova terrinha, continuo a achar-me "peixe fora d'água"... Julgo que isso é normal!
Já tenho o meu cartão de estudante que me dá direito a uma panóplia de regalias. Entre elas andar nos transportes públicos que circundam o campus, de borla pois claro!


A Universidade ainda está calma. Por esta altura (pre)ocupo-me, fundamentalmente, com duas coisas: procurar uma casa que me dure talvez até ao final do 1º ano, e escolher as cadeiras em que me vou meter.

A propósito deste último tema, tenho que confessar que nos últimos dias não devo ser boa companhia: todas as pessoas que venho conhecendo são bombardeadas com perguntas sobre a vida e as escolhas de um grad student. Julgo tratar-se de uma nova fase da, aborrecida, "idade dos porquês"...

Uma coisa que me assusta é não saber muito bem o que me espera. Quanto tempo? Quais cadeiras? Onde investigar? Pode parecer estranho mas a vida universitária a este nível não está, de todo, normalizada com regras e padrões. Todos os departamentos são diferentes mas, citando o Prof. português do ECE, "o objectivo destes programas é formar um investigador, com a chancela de qualidade da UCSD". Pouco interessa se vou estudar matemática, física ou línguas! Pelo que, como não vim para cá com objectivos muito bem definidos ao nível da investigação a desenvolver, o meu interesse deve ser arranjar rapidamente um projecto da esfera de interesses de alguém influente. Imbuído desse espírito, e com vista a escolher as cadeiras certas, comecei a fazer umas revisões de Álgebra Linear. Deixo aqui um link para eventuais interessados. São as palestras para undergrads do Prof. Gilbert Strand (MIT):

http://ocw.mit.edu/OcwWeb/Mathematics/18-06Spring-2005/CourseHome/

Em relação à habitação, acabei de visitar mais uma. Pese embora as duas últimas serem, de certa forma, bastante razoáveis; elas são propriedade de undergrads (isto corresponde a alunos do nível da nossa antiga licenciatura/bacharelato). Ora partilhar casa com alguém nesta fase da vida, não será talvez a escolha mais sensata para o cumprimento dos objectivos a que me proponho... Mas a verdade é que ainda não tomei nenhuma decisão a este respeito.

Por último gostava de enviar um abraço especial para o Dr. Juíz de Povoação e Nordeste, de quem acabo de receber uma missiva. Caro Dr., deixe-me que lhe diga que, tendo eu já tido o prazer de estar na terra que é agora a sua comarca, como alguém disse um dia, Vossa Excelência reside numa verdadeira reserva histórica, cultural e genética do Império Português! Um bem haja para vocês os dois!

PS- ainda não encontrei nenhuma Igreja Católica Apostólica Romana por forma a participar no Santo Culto, já dei no entanto de caras com várias seitas e também com a Church of Jesus Christ of Latter-day Saints...
PS2- vou escutar mais uma palestra do Prof. Gilbert!!

6 comentários:

Anónimo disse...

Here you are,

http://www.switchboard.com/Find/Churches-Catholic/San_Diego/CA/yellowpages.htm

Anónimo disse...

Pareces o Animal na foto lol!

Esperemos que não seja esse o teu cartão de apresentação....

Abraço
Ass.:003

Unknown disse...

José Maria, tu não te desgraces... procura já a casa do Senhor... esquece essas seitas orientadas pelo maligno...!!!

Quanto à partilha do quarto... tu avalia bem a situação... se for partilhado com uma pequena bem jeitosa... bem, que se lixe o estudo...:)

Fico contente por saber que tudo corre muito bem... forte abraço!

Anónimo disse...

Grande Zé...

Reparo com alguma curiosidade a semelhança entre as nossas fases da vida... Só que eu já arranjei quarto... LOL... e resolvi a logistica da celebração do culto Católico Apostólico Romano porque não há nada como ter capela privativa na casa onde moramos hehehe... de resto, continuo "mais ou menos" na idade dos porquês...

Alegra-me saber que pareces animado com a tua nova etapa...

Relativamente à casa... ainda que não tenha à partida muitas camas... espero que tenha chão suficiente para receberes visitas... é que ainda não conheço a California !!!!

Forte abraço e vai dando noticias...

A.Soares

Anónimo disse...

Ja ca estou tb para mandar umas postas de pescada...

Entretanto, prometo, um dia que tenha vagar, ler as palestras de algebra linear do Dr. Agostini. Fica a promessa!

Tudo de bom, fica bem e QTF!

Pedro Meira disse...

Zé adorei o " pese embora":):)