... e também porque muito me agrada escrever na minha língua, cá vai uma mensagem em Português!
Tudo muito mais suave neste 2o trimestre. Ainda não sou uma velha raposa mas, lá diz o provérbio: à primeira quem quer cai, à segunda cai quem quer! Por isso mesmo tratei de escolher só duas cadeiras. Deveria fazer três, de acordo com as "regras da casa", mas a terceira foi substituída por unidades de crédito ECE 299 (i.e. investigação feita em conjunto com algum Professor/Laboratório). Espero ter um trimestre menos atribulado, até porque a escolha de casa, a compra de tachos e mobília já não me ocupa o tempo. Agora as minhas preocupações são outras. Nem por isso de menor monta: escolher entre um Robert Mondavi, reserva de 1999 (Napa Valey) ou um Shafer, colheita especial de 1998 (Stags Leap District), não é nada fácil! Acreditem!!
Nos meus primeiros 4 meses por aqui, tive um clima verdadeiramente extraordinário. Aliás, na linha do que todos os "entendidos na matéria" iam apregoando sempre que revelava o meu então futuro próximo. Mas na breve estadia em Portugal por ocasião do Natal, pensei que seria melhor precaver-me contra uma eventual descida das temperaturas. A verdade é que estava com algum medo que o verdadeiro frio estivesse ainda para vir. Ainda para mais com as notícias - algo empoladas - de vislumbre de uma calote polar na costa portuguesa. Pensei que não sairia impune ao rigoroso frio invernal. Nem mesmo em San Diego. No entanto, desde a minha chegada (6 de Janeiro), continuo a vestir o habitual pólo, ou a camisa de mangas arregaçadas. Camisola só mesmo à noite, e tem que ser fininha ou então o calor vai apertar. Lembro-me regularmente do meu amigo dr. Morais Meira, por esta altura a sufocar nas escaldantes areias de Copacabana. Não estou nas mesmas condições, mas considero-me ainda assim um privilegiado. Até porque ele só lá deve ficar um par de semanas e eu fico por aqui alguns anos (se tudo correr bem!). As actividades marítimas vão começar bem mais cedo do que o inicialmente previsto. Seguramente!
Este fim-de-semana é prolongado. Segunda-feira é o Martin Luther King Jr. holiday. Sorte a minha. Inicialmente com planos para fazer uma viagem até ao Grand Canyon (Bryce Canyon, Zion National Park) com passagem por Las Vegas. Optei por não embarcar. Talvez me arrependa, mas a verdade é que estou com preguiça para fazer turismo! Quero relaxar na minha terrinha adoptiva. Aproveitar o bom tempo, quem sabe fazer uma praia se o calor se mantiver e começar à procura de escolas de mergulho!
Agora para algo completamente diferente. Os livros aqui, como em qualquer lado, continuam a ser caros. Sobretudo livros técnicos destinados ao ensino superior. Acabei de comprar um por 112 $USD (usado mas em muito bom estado - como novo! Ou "Has young" como diria o Lauro Dérmio). Tenho um amigo que está a fazer essa mesma cadeira e licitou no ebay uma edição mais antiga do mesmo livro por 25 $USD (!!). Apesar de algumas gralhas dessa edição, é um negócio da China, pensei eu. Entusiasmado com este negócio, acabei de licitar uma máquina de café Nespresso (não é nova mas está, como eles dizerm: in the box. Desta vez não me atrevo a adivinhar como o diria o Lauro Dérmio...) por 20 $USD. Será um milagre que ela me venha parar às mãos, mas a verdade é que os meus dólares são, de momento, a maior oferta!